quinta-feira, 2 de junho de 2022

X Festival de Monólogos - Teatro e Dança / Solos Brasileiros

 

O Festival de Monólogos – Teatro e Dança/ Solos Brasileiros é um festival com caráter competitivo a nível nacional. Idealizado por Francinice Campos, Diretora Geral da Cia. Palmas Produções Artísticas, na sua busca incessante da renovação artística, este FESTIVAL pauta o desenvolver transformador e inovador que objetiva impulsionar o fazer artístico, promovendo um evento até então inédito que venha proporcionar uma inovação, dando continuidade e aprofundamento a um trabalho de pesquisa teatral elaborado pelos artistas, buscando alternativas para fortalecer as fragilidades existentes, destinando 75% das vagas disponibilizadas para Espetáculos Cearenses valorizando a cultura local, proporcionando uma diversificação de festivais, já que no Estado do Ceará não existia nenhum tipo de movimento com o intuito de fomentar o fazer cultural através de SOLOS. Obteve sua primeira edição voltada para espetáculos/monólogos da Região Nordeste (2006). A partir da segunda edição (2007), o festival expandiu-se a nível nacional: 2010 (III Edição), 2013 (IV Edição), 2015 (V Edição), 2016 (VI Edição), 2017 (VII Edição), 2018 (VIII Edição) e 2019 (IX Edição).

A primeira parte da X Edição do Festival de Monólogos – Teatro e Dança / Solos Brasileiros, será uma edição especial com programação artística de convidados sem caráter competitivo, no entanto a segunda parte ocorrerá em outubro com caráter competitivo.

 Partimos do princípio de que o Monólogo / Solo é um elemento constituinte da vida do artista, momento uno, onde a persona e a personagem se fundem com a pura essência do êxtase criativo embasado numa construção sólida e complexa que não pode ser descartada ou inserida em função de modelos aleatórios.

            O Festival de Monólogos realizará uma programação rica em cultura, abaixo segue as atividades e os seus respectivos objetivos:

  • Mostra Especial: Mostra aberta para Cias. e Grupos de Teatro e Dança que desenvolvam Monólogos em suas pesquisas para concorrerem ao Melhor Espetáculo – Júri Oficial.

 

  • Projeto Entremeios: Projeto voltado às performances, esquetes, ensaios abertos, experimentações, de 10 a 15 minutos para Cias. que têm um trabalho em construção ou uma Esquete e querem realizar uma apresentação ao público para um feedback sobre os resultados obtidos em suas obras.  
  • Palmas de Ouro: Projeto que tem por objetivo homenagear pessoas ilustres e/ou instituições que tenham contribuído com a propagação da arte no Estado do Ceará. Na X Edição serão os seguintes homenageados: Marta Maria Pereira - In memoriam (Pelos 60 anos de atividades no DCE da UFC e 90 anos de vida) e Walden Luiz (Pelos 60 anos de carreira artística do Teatrólogo, Diretor, Ator.) . 
  • Formação de Plateia: A formação de plateia do Festival de Monólogos levando alunos de instituições públicas para o teatro.  

A certeza da comprovação de um trabalho sério e profissional fez com que o Festival de Monólogos - Teatro e Dança / Solos Brasileiros concretizasse o êxito de sua idealização, adentrando permanentemente no calendário cultural brasileiro. Em nove edições do Festival de Monólogos, números expressivos se apresentam: 99 espetáculos apresentados, 58 esquetes e/ou performances exibidos, 27 homenagens realizadas, 10 estados brasileiros participantes e o Distrito Federal, 03 exposições artísticas, 04 recitais musicais entoados, 01 leitura dramática e 01 oficina temática.

Na edição de 2022 o Festival de Monólogos apresentará em sua programação: 03 (três) espetáculos na Mostra Especial, 03 (três) apresentações no projeto Entremeios; 01 Recital Musical e 01 (uma) Leitura dramática e haverá 02 (duas) homenagens, 01 lançamento de livro.

No âmbito do cotidiano em que a todo instante somos postos à prova, o “MONÓLOGO” é arma de maturação, formação e desenvolvimento de capacidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário