quinta-feira, 2 de junho de 2022

Homenagem (In Memoriam) - Marta Maria Pereira - Tia Marta

 


Homenagem - Walden Luiz


 

Programação dia 10 de Junho de 2022

 


Programação dia 09 de Junho de 2022

 


Programação dia 05 de Junho de 2022


 

Programação dia 04 de Junho de 2022

 


Programação dia 03 de Junho de 2022

 


X Festival de Monólogos - Teatro e Dança / Solos Brasileiros

 

O Festival de Monólogos – Teatro e Dança/ Solos Brasileiros é um festival com caráter competitivo a nível nacional. Idealizado por Francinice Campos, Diretora Geral da Cia. Palmas Produções Artísticas, na sua busca incessante da renovação artística, este FESTIVAL pauta o desenvolver transformador e inovador que objetiva impulsionar o fazer artístico, promovendo um evento até então inédito que venha proporcionar uma inovação, dando continuidade e aprofundamento a um trabalho de pesquisa teatral elaborado pelos artistas, buscando alternativas para fortalecer as fragilidades existentes, destinando 75% das vagas disponibilizadas para Espetáculos Cearenses valorizando a cultura local, proporcionando uma diversificação de festivais, já que no Estado do Ceará não existia nenhum tipo de movimento com o intuito de fomentar o fazer cultural através de SOLOS. Obteve sua primeira edição voltada para espetáculos/monólogos da Região Nordeste (2006). A partir da segunda edição (2007), o festival expandiu-se a nível nacional: 2010 (III Edição), 2013 (IV Edição), 2015 (V Edição), 2016 (VI Edição), 2017 (VII Edição), 2018 (VIII Edição) e 2019 (IX Edição).

A primeira parte da X Edição do Festival de Monólogos – Teatro e Dança / Solos Brasileiros, será uma edição especial com programação artística de convidados sem caráter competitivo, no entanto a segunda parte ocorrerá em outubro com caráter competitivo.

 Partimos do princípio de que o Monólogo / Solo é um elemento constituinte da vida do artista, momento uno, onde a persona e a personagem se fundem com a pura essência do êxtase criativo embasado numa construção sólida e complexa que não pode ser descartada ou inserida em função de modelos aleatórios.

            O Festival de Monólogos realizará uma programação rica em cultura, abaixo segue as atividades e os seus respectivos objetivos:

  • Mostra Especial: Mostra aberta para Cias. e Grupos de Teatro e Dança que desenvolvam Monólogos em suas pesquisas para concorrerem ao Melhor Espetáculo – Júri Oficial.

 

  • Projeto Entremeios: Projeto voltado às performances, esquetes, ensaios abertos, experimentações, de 10 a 15 minutos para Cias. que têm um trabalho em construção ou uma Esquete e querem realizar uma apresentação ao público para um feedback sobre os resultados obtidos em suas obras.  
  • Palmas de Ouro: Projeto que tem por objetivo homenagear pessoas ilustres e/ou instituições que tenham contribuído com a propagação da arte no Estado do Ceará. Na X Edição serão os seguintes homenageados: Marta Maria Pereira - In memoriam (Pelos 60 anos de atividades no DCE da UFC e 90 anos de vida) e Walden Luiz (Pelos 60 anos de carreira artística do Teatrólogo, Diretor, Ator.) . 
  • Formação de Plateia: A formação de plateia do Festival de Monólogos levando alunos de instituições públicas para o teatro.  

A certeza da comprovação de um trabalho sério e profissional fez com que o Festival de Monólogos - Teatro e Dança / Solos Brasileiros concretizasse o êxito de sua idealização, adentrando permanentemente no calendário cultural brasileiro. Em nove edições do Festival de Monólogos, números expressivos se apresentam: 99 espetáculos apresentados, 58 esquetes e/ou performances exibidos, 27 homenagens realizadas, 10 estados brasileiros participantes e o Distrito Federal, 03 exposições artísticas, 04 recitais musicais entoados, 01 leitura dramática e 01 oficina temática.

Na edição de 2022 o Festival de Monólogos apresentará em sua programação: 03 (três) espetáculos na Mostra Especial, 03 (três) apresentações no projeto Entremeios; 01 Recital Musical e 01 (uma) Leitura dramática e haverá 02 (duas) homenagens, 01 lançamento de livro.

No âmbito do cotidiano em que a todo instante somos postos à prova, o “MONÓLOGO” é arma de maturação, formação e desenvolvimento de capacidades.